O que é

Orientação Profissional e de Carreira?

Orientação Profissional e de Carreira é um serviço que auxilia as pessoas em diferentes momentos da vida a tomarem suas decisões sobre suas escolhas profissionais, de modo mais seguro, no desenvolvimento pessoal e também na preparação para a aposentadoria (ABOP, 2019).

 O processo de orientação Profissional é pautado por intervenções que promovem o autoconhecimento permitem que o indivíduo obtenha mais percepções acerca de seus interesses, traços de personalidade, características ou forças pessoais, além de reconhecer suas condições socioeconômicas e explorar informações sobre as profissões e o mundo do trabalho. A integração desse processo resultará no estabelecimento de metas e planos de ação para que as pessoas tendam atingir os seus objetivos.

Nesse sentido, o papel do profissional orientador é favorecer o desenvolvimento de aspectos que envolvam o autoconhecimento e informações relacionadas ao mundo do trabalho para que o orientando tome decisões de modo consciente e seguro. Não menos importante, a Orientação profissional tenderá a diminuir as possibilidades de evasão dos cursos universitários e aumentar a probabilidade de o jovem ter mais sucesso em sua escolha profissional. Embora a escolha profissional não ocorra uma única vez na vida, na adolescência é realizado a primeira tomada de decisão profissional.

É inegável que a identificação das potencialidades de jovens em processo de escolha profissional poderá́ ser útil para seu desenvolvimento profissional, no entanto muitas habilidades poderão ser construídas caso ele queira !!!

Importância da Orientação Profissional e de Carreira

A realidade de vida no século XXI tem sido marcada pela globalização, rápidos avanços tecnológicos, instabilidade de emprego e crises ambientais, os quais têm favorecido medos e preocupações sobre o presente e o futuro das pessoas, sobretudo os jovens que vivem a transição da adolescência, período de maior dependência para a vida adulta e independente.

Aliado a esse contexto, o processo pandêmico causado pelo novo coronavírus intensificou ainda mais esses fenômenos. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) destacam que o desemprego no Brasil atingiu um nível de 14,7% no primeiro trimestre de 2021, recorde da série histórica do IBGE, iniciada em 2012 (IBGE, 2021). Compreender o cenário de trabalho, lidar com esses desafios e tomar decisões pessoais e profissionais que tragam sentido às pessoas, além de satisfação com a vida, são tarefas que exigem habilidades que podem ser desenvolvidas ao longo da vida e, o profissional de OPC poderá te apoiar nesta caminhada !!!!

Estudos recentes revelam que o termo “carreira” deve ser desmistificado. Antigamente o termo remetia à ideia de que somente tinham carreira pessoas que trabalhavam em grandes empresas e acumulavam vários cargos. No entanto,  atualmente entende-se  “carreira” como uma trajetória a ser construída. Isso significa que  todas as pessoas possuem carreira e que ela se inicia ainda muito cedo, presente desde os primeiros interesses profissionais dos jovens até a transição entre os diversos papéis ocupacionais ao longo da vida. (Ribeiro, 2021; Ambiel, 2022)

para quem é destinado

Quem são as pessoas que buscam esse trabalho?

Qualquer pessoa que esteja em processo de transição de papéis ocupacionais ou profissões.

Em geral, são adolescentes em processo de escolha de um curso técnico ou de um curso de graduação,  jovens universitários em dúvida com a escolha profissional ou próximo à conclusão do curso,  jovens adultos formados e atuantes no mercado de trabalho ainda que insatisfeitos com o andamento da carreira, adultos que buscam auxílio para mudarem de carreira e aposentados que buscam auxílio para encontrar um novo propósito, ocupação ou atividade que traga realização após a aposentadoria trazendo uma qualidade de vida.

ENTENDA MAIS

Como funciona o Processo de Orientação Profissional e de Carreira?

Esse trabalho é um processo com início, meio e fim. É composto por várias etapas, como por exemplo, entrevistas, observações, aplicação de instrumentos de avaliação psicológica e de interesses profissionais, visitas a universidades e a possíveis locais de trabalho. O tempo de duração do processo varia conforme as particularidades de cada caso e as sessões duram em média 50 minutos.

Importante ressaltar que a família deverá sempre participar do processo de OPC, seja na definição dos objetivos como também na compreensão das ansiedades e indecisões do adolescente frente à tomada de decisão.

Etapas de um

Processo de Orientação Profissional

Entenda os passos do início ao fim!

01

Expectativas Futuras

02

Autoconhecimento

03

Conhecimento do Mundo do Trabalho e Profissões

04

Tomada de Decisão

05

Devolutiva aos Pais

Precisa de ajuda?